Psicodrama e Educação

Acreditando que o uso do psicodrama na educação e na escola, por intermédio de profissionais da psicologia, da pedagogia e de outras áreas interessadas possa ser de grande utilidade, construí este espaço virtual, na intenção de mostrar algumas facetas dessa interação. Desejo despertar no internauta o desejo de se aprofundar no conhecimento do profundo, amplo e sempre útil psicodrama, que por meio “da ação” me fez perceber a sua importância na minha própria formação.

10.12.06

Reflexões pessoais...


Encontro com o Psicodrama...

A construção desse trabalho me proporcionou momentos muito prazerosos e de descoberta sobre o psicodrama. Quando tive a idéia de fazer esse trabalho, bucando realizar pontes entre o psicodrama e a escola, pensei que seria um pouco difícil achar material em fontes acessíveis, como na própria internet. Durante a minha formação na Universidade de Brasília não tive muito contato com a área escolar e somente no último ano pude cursar uma disciplina que trata a respeito de grupos, nunca estudei psicodrama na UnB, infelizmente. Mas não sabia que fora da Universidade a aplicação do psicodrama na escola e em outras instituições é tão usada. Essa foi a primeira grande descoberta que a construção desse portfolio virtual me proporcionou.

A segunda diz respeito à história do psicodrama na escola/educação. Apesar de ser muito usado na área de educação, pois assim me pareceu, não pude encontrar estudos que falassem do uso do psicodrama na escola no exterior. Assim, a construção desse trabalho me deixou algumas dúvidas com relação à história do psicodrama na educação fora da América Latina.

A terceira descoberta diz respeito à utilidade do psicodrama na escola e na educação como um todo. Ao construir esse trabalho me vi estudando coisas reais. Ele me auxiliou a compreender de uma forma mais realista a função e a prática do psicólogo escolar. Devo confessar que até a metade do semestre, aproximadamente, tinha uma compreensão muito teórica da psicologia escolar. Agora me sinto mais próxima da prática do psicólogo escolar.

Uma quarta descoberta diz respeito a uma dimensão mais afetiva e pessoal. Não somente por meio da construção do portfolio, mas também com o auxílio dele pude ter certeza de que a abordagem do psicodrama corresponde aos meus anseios profissionais enquanto curso de formação em nível de pós-graduação. Com a construção do portfolio pude me aproximar ainda mais do psicodrama. Estou fazendo a formação em psicologia clínica na SOBRAP e tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a formação em psicodrama institucional, o que foi muito rico para mim. Assim sendo, concluo que nesse semestre amadureci papéis no nível profissional e pessoal, por meio do encontro com o psicodrama.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home