Psicodrama e Educação

Acreditando que o uso do psicodrama na educação e na escola, por intermédio de profissionais da psicologia, da pedagogia e de outras áreas interessadas possa ser de grande utilidade, construí este espaço virtual, na intenção de mostrar algumas facetas dessa interação. Desejo despertar no internauta o desejo de se aprofundar no conhecimento do profundo, amplo e sempre útil psicodrama, que por meio “da ação” me fez perceber a sua importância na minha própria formação.

10.12.06

Vida de Moreno

Fundador do psicodrama, Jacob Levy Moreno é caracterizado por muitos autores como uma figura carismática, com muita vitalidade. Segundo pesquisas de Bratescu, Moreno nasceu em 6 de maio de 1889, era de origem judaica. Aos cinco anos de idade ocorreu a dita “brincadeira de ser Deus”, na qual ele e várias crianças brincavam de “ser Deus e seus anjos”. Moreno era Deus na brincadeira. As crianças empilharam várias cadeiras e ele ficou sentado no alto, com os anjos (outras crianças) dançando ao redor. Ao lhe ser dito que Deus voava Moreno então pulou do alto para um tombo no qual quebrou um braço.

É importante lembrar que Moreno teve até certa idade muita influência religiosa, chegando a formar com seus amigos a religião do encontro. Ele e seus amigos perambulavam pelas ruas como os mais pobres e faziam jogos de improviso com as crianças.

Moreno chegou a conhecer Freud ainda na faculdade de Medicina em 1912, quando Freud ministrava um curso de verão em Viena.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home