Psicodrama e Educação

Acreditando que o uso do psicodrama na educação e na escola, por intermédio de profissionais da psicologia, da pedagogia e de outras áreas interessadas possa ser de grande utilidade, construí este espaço virtual, na intenção de mostrar algumas facetas dessa interação. Desejo despertar no internauta o desejo de se aprofundar no conhecimento do profundo, amplo e sempre útil psicodrama, que por meio “da ação” me fez perceber a sua importância na minha própria formação.

10.12.06

resenha...


Romaña, M. A. (1996) Do psicodrama pedagógico à pedagogia do drama. Campinas: Papirus.


Alicia Romaña coloca que o teatro no psicodrama possibilita o desempenho de diferentes papéis. Ela destina esse livro aos educadores, defendendo a idéia de que o psicodrama deve ser usado na escola como ferramenta pedagógica, com finalidade didática. Para Romaña a educação deve ser criativa e autônoma, sendo que o psicodrama seria uma ferramenta adequada, na medida em que garante a aquisição do conhecimento no nível intuitivo e intelectual, levando à maior participação do aluno, por priorizar a “ação”.
Não se trata de usar a dramatização em todas as aulas. A autora pontua enfaticamente que tal ferramenta deve ser utilizada periodicamente, mas nunca constantemente. A dramatização pode ser usada nas seguintes situações: 1) fixar e exemplificar o conhecimento; 2) encontrar as soluções alternativas aos problemas disciplinares; 3) desenvolver papéis novos; 4) como prevenção de situação ansiógenas (provas); 5) sensibilizar grupos; 6) elaborar mudanças; 7) avaliar o trabalho em equipe.

Ainda nesse livro são apresentados exemplos de como fazer o psicodrama na sala de aula, são ainda destinado espaços para análises de trabalhos de autores importantes como Paulo Freire e Vigotsky, frente às questões suscitadas pelo psicodrama pedagógico.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home