Psicodrama e Educação

Acreditando que o uso do psicodrama na educação e na escola, por intermédio de profissionais da psicologia, da pedagogia e de outras áreas interessadas possa ser de grande utilidade, construí este espaço virtual, na intenção de mostrar algumas facetas dessa interação. Desejo despertar no internauta o desejo de se aprofundar no conhecimento do profundo, amplo e sempre útil psicodrama, que por meio “da ação” me fez perceber a sua importância na minha própria formação.

10.12.06

Os dois últimos momentos de Moreno

Teatro de Moreno em Beacon

De 1925 a 1941

Sociológico e Grupal – Nessa fase Moreno centra suas preocupações sobre aspectos sociais e com a dinâmica de grupo. Nesse período Moreno emigra para os EUA (1925) construindo o seu teatro terapêutico em Beacon (1936) e ligando-se às Universidades de Columbia e de Nova York, com ocorrência também de seus trabalho com deliqüentes jovens na comunidade de Hudson (1932). Moreno, após vir de uma Europa orientada por fenomenologia existencialista decepcionada com a guerra e com a superioridade das ciências para proporcionar solução a problemas humanos e se depara com uma cultura pragmatista, voltada para a medição, com uma ciência psicológica apoiada nos princípios de um behaviorismo radical. Influenciado por esse novo contexto, Moreno cria a sociometria.

De 1942 a 1974

Organização e Consolidação – Nessa fase as idéias de Moreno são estruturadas e aceitas como método de psicoterapia. Há um aprofundamento em direção ao trabalho psicoterápico. Nessa fase é publicado o importante livro de Moreno: Fundamentos do Psicodrama. A Fundação “Moreno Institute” e “The American Society of Group Therapy and Psychodrama” são fundados.

Referências:

Gonçalves, C. S., Wolf, J. R., Almeida, W. C. (1988) Lições de Psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. São Paulo: Ágora.

- Assistência de aulas da SOBRAP.




1 Comments:

Anonymous Ананім said...

cfvcxv

8:01 AM  

Post a Comment

<< Home